13 de abril de 2023

Retratos Fantasmas, documentário de Kleber Mendonça Filho, terá a sua première mundial na Seleção Oficial do 76° Festival de Cannes

Retratos Fantasmas, quinto longa metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau) terá a sua estreia mundial na Seleção Oficial da 76a edição do Festival de Cannes (16 a 27 de maio) no sul da França. O documentário de 91 minutos, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes de Silvia Cruz e Felipe Lopes, é fruto de cerca de sete anos de trabalho de pesquisa, filmagens e montagem. Retratos Fantasmas terá Sessão Especial, fora de competição. É o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na Seleção Oficial de Cannes depois de Aquarius (2016) e Bacurau (2019), co-dirigido por Juliano Dornelles, quando ganhou o Prêmio do Júri.

Retratos Fantasmas tem como personagem importante o centro da cidade do Recife como espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século 20 como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade. 

“Palácios de Cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares no mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade com um ponto de vista pessoal”, diz Kleber Mendonça Filho. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”. 

Cerca de 60% de Retratos Fantasmas é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico do Audiovisual – CTaV e a Fundação Joaquim Nabuco. 

O trabalho de montagem ao lado de Matheus Farias (também um realizador, seu filme de curta metragem Inabitável, co-dirigido por Enock Carvalho, foi multipremiado no Brasil e exterior) reúne imagens dos mais variados formatos.   

“É uma felicidade e uma honra estar de volta na Seleção Oficial do Festival de Cannes com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de ficção que já apresentamos lá do ponto de vista da produção, mas que é tão pessoal quanto Aquarius e Bacurau. Retratos Fantasmas traz temas que atravessam toda a obra de Kleber. Inclusive seu primeiro longa metragem é o documentário Crítico (2008)”, diz a produtora Emilie Lesclaux.

Retratos Fantasmas foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – BRDE – Ancine. O filme será lançado nos Cinemas Brasileiros no segundo semestre pela Vitrine Filmes, que também lançou os filmes anteriores de Kleber Mendonça Filho.